Livro-objeto, Livros

Resenha: Lululux, Gustavo Piqueira

lululuxx-131499026108a593fa588790d26829e5-1024-1024Imagine um livro que possibilita vários caminhos para leitura. Não estou falando de uma coletânea de contos, nem daqueles livros que dá vontade de ler o fim, pular para o início e mergulhar no meio da narrativa. Logo que vi um vídeo resenha do Lululux, de Gustavo Piqueira, senti que era daquelas obras que tem que se ter em casa.

Graças à sua inventiva estrutura física, Lululux se desdobra em muitas possibilidades de leitura e evidencia a tridimensionalidade de seu protagonista. O que o leitor tem aqui é uma narrativa que discute temas essencialmente contemporâneos com um humor que, se por vezes soa descontrolado, sempre carrega consigo um filete de melancolia.

Além de acompanhar as desventuras de Lux Moreira, pode-se comer sobre elas. Isso mesmo. Portanto, se achar a história deste picaresco personagem não muito interessante, o leitor pode deixar de sê-lo para transformar-se em um conviva de um banquete, com um elegante conjunto de jogo americano, guardanapos e porta-copos, tudo customizado para o deleite e o desfrute de quem não está nem aí para a literatura contemporânea.

Fonte: Banca Tatuí

Sabe aquela estrutura de livro com brochura, capa bonita e tudo mais? Pode esquecer dela. Lululux é um livro-objeto. E qual seria a melhor definição para essa estrutura? Diria que é uma junção de texto, expressão artística contemporânea e liberdade. Liberdade para o autor, que pode se expressar como bem entender, e do leitor, que pode ler o livro como desejar.

Explico. A obra é um jogo de jantar (guardanapos, porta copos e um jogo americano), cada suporte é um meio de expressão de Lux Moreira. O leitor pode acompanhar os pensamentos do personagem, pelos guardanapos, as interações nas redes sociais, pelos porta copos, ou o curso ministrado por Lux em uma padaria.

A liberdade é do leitor, é ele quem completa a obra. No melhor “arte contemporânea” possível. Quer ler na ordem sugerida pelo autor? Só seguir a sequência numérica. Quer os momentos pensantes de Lux? Só pular para os guardanapos. Quer fazer um jantar para os amigos? Por que não? Achei super legal a ideia, confira como seria:

Estou esquecendo do principal, sobre o que é o livro e quem é o tal do Lux? Lux trabalhou no mundo corporativo, casou, fez tudo que “manda o figurino”. Mas as coisas não deram certo e agora o personagem procura um propósito maior para sua vida. Como parte da reviravolta, ele dá um curso de empoderamento para o turno matinal de uma padaria, faz novos amigos e questiona a vida.

O livro tem uma linguagem coloquial, uma leitura dinâmica e rápida. Além disso, é um trabalho todo impresso a mão e que enche os olhos pelo seu formato, estético e físico.

Quer explorar um pouco mais? Confira a playlist de vídeos-explicativos do autor.

Ficha técnica

Autor: Gustavo Piqueira
Editora: Lote 42
Ano: 2015
Páginas: 40
ISBN-10: 8566740157

Texto por Ana Paula Scorsin

Previous Post Next Post

20 Comments

  • Reply Helana Ohara 26/02/2016 at 19:57

    Muito interessante e criativa a obra, acredito que falta no mercado livros que fazem o leitor interagir com ele, entrar definitivamente na história..
    Onde você comprou ele? Tô procurando leituras diferentes.

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

  • Reply Camila 27/02/2016 at 14:20

    Achei sua resenha um pouquinho confusa e não entendi muito bem do que se trata ao livro. Apesar de parecer ser bom pela sua empolgação em falar dele.
    Também gostei do booktrailler, acho muito.bacana os autores que o fazem para seus livros. É uma forma bem bacana de divulgação.
    Bj
    Camila Bernardini Coelho

    • Reply Cass Maffei 02/03/2016 at 22:52

      Oi Camila, valeu o toque 🙂

      Então, é a história do Lux, que está procurando um novo propósito de vida e é contada em diferentes “pedaços”. Ele dá um curso, que está no jogo americano, escreve seus pensamentos nos guardanapos e compartilha frases inspiradoras nos porta copos. Ai os pedaços são numerados pra caso você queira ler na ordem sugerida pelo autor.

      Beijo!

  • Reply Stéfani Rilli 27/02/2016 at 19:07

    Ola tudo bem?

    O pouco que eu entendi sobre o livro achei bem interessante. Ele interage com o leitor, mas achei ele com pouquíssimas paginas se ele for tão bom eu gostaria que fosse mais extenso hahahhaha

    Bjos

    http://rillismo.blogspot.com.br/

    • Reply Cass Maffei 02/03/2016 at 22:40

      É bem diferente mesmo, não tem um começo, meio e fim que você é obrigado a seguir. Acho que o número de páginas faz sentido com o formato do jogo de jantar, que tem um certo limite de tamanho 😉

  • Reply Brenna Damaceno 27/02/2016 at 22:27

    Oi, achei a sua resenha um pouco confusa. Mas pelo pouco que entendi sobre ele, acredito que é uma obra que não leria.

    http://mysecretworldbells.blogspot.com.br/

    • Reply Cass Maffei 02/03/2016 at 22:36

      Oi Brenna, valeu o toque. É um livro diferente mesmo, mais pra aproveitar o formato e a liberdade do que a história em si.

  • Reply Kamila Villarreal 28/02/2016 at 00:31

    Olá!

    Quero ler esse livro só pela originalidade! Nunca vi nada parecido. Onde tem pra vender, gostei mesmo e o vídeo está muito bem feito!

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

  • Reply Ana Paula Lima 28/02/2016 at 15:58

    Oii!

    Eu não conhecia esse livro ainda e achei ele um tanto curioso. Queria ter visto algumas fotos (não consigo ver o vídeo agora)
    Acho muito bom essa interação com o leitor, poucos são assim.

    Beijinhos

  • Reply Saga Literaria 29/02/2016 at 10:03

    Olá,

    confesso que não conhecia o livro, fiquei curioso, o livro parece ser interessante, a resenha ficou meio confusa. http://www.sagaliteraria.com.br

    • Reply Cass Maffei 02/03/2016 at 22:34

      Opa, valeu o toque 😉 Dá uma olhada sim, ele é super legal!

  • Reply Maria Valéria 29/02/2016 at 12:21

    eu bem que gosto dessas obras criativas, fiquei bem curiosa pra conhecer a escrita do autor, confesso que nunca vi nada do tipo antes…

    • Reply Cass Maffei 02/03/2016 at 22:33

      Oi, Maria! Vale a pena! É o tipo de livro que te tira da rotina, sabe? 🙂

  • Reply Lívia Castro 01/03/2016 at 23:19

    Que interessante e criativo! Gostei muito da proposta do autor, esse é o tipo de livro que me faria parar na primeira olhada. Vou procurar porque fiquei bem curiosa.

    Beijo!

    • Reply Cass Maffei 02/03/2016 at 22:33

      Super criativo! Amamos muito isso 😀

  • Reply Mayara Milesi 02/03/2016 at 18:27

    Oii nossa que livro diferente… acho que nunca vi nada no estilo. Fiquei meio assim quanto a história, mas estou curiosa. Onde vc o comprou?

    beijos
    Livros & Tal

  • Leave a Reply